Quando você deve formatar seu iPad? Dicas para saber o momento



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Existem muitas dúvidas sobre se é necessário ou não restaurar um iPad com frequência. De fato, há quem aconselhe fazê-lo de tempos em tempos para garantir seu correto funcionamento. Isso é verdadeiro e falso em partes iguais e não é que seja uma contradição, mas que existem nuances a favor de um ponto e outro. Neste artigo, mostraremos quais são os fatores que interferem na necessidade ou não de formatar um iPad com frequência.



Em primeiro lugar, é estritamente necessário fazê-lo?

Não. O fato de a Apple ser quem projeta tanto o hardware quanto o software de seus iPads tem muitas vantagens, entre elas, ter um bom desempenho por anos no tablet sem precisar restaurá-lo. De fato, é muito possível encontrar usuários que possuem um desses tablets há anos e nunca precisaram formatá-lo para que continue funcionando bem para eles. Portanto, podemos nos ater à frase popular de que, se algo funciona, é melhor não tocá-lo. Portanto, se você não estiver tendo problemas ou falhas em seu iPad, não será necessário considerar restaurá-lo, muito menos periodicamente.



Pode ser uma maneira de começar do zero

Se você estiver doando ou vendendo seu iPad, precisará restaurá-lo para que a outra pessoa possa configurá-lo com seu ID Apple e personalizar a interface e as configurações ao seu gosto. Mas esta não é a única situação em que você deve formatar o iPad se não tiver erros, pois pode ser muito útil se você quiser usar o dispositivo novamente de uma certa maneira como se fosse novo: reconfigure cada configuração, baixe apenas aplicativos que você vai usar… Resumindo, uma forma de limpar o tablet sem ter que deletar coisas manualmente. Para esses casos, tudo o que você precisa fazer é acessar Configurações> Geral> Redefinir e clicar em Excluir conteúdo e configurações.



formatar ipad

Se você recebeu o iPad de outra pessoa

Seja um presente ou uma compra de segunda mão, é do seu interesse formatar seu iPad antes mesmo de ter a chance de configurá-lo. Por quê? Bem, porque é muito provável que a pessoa que o tenha restaurado anteriormente nas configurações do dispositivo, sendo este um método no qual você realmente não exclui o conteúdo como tal, mas dá permissão ao sistema para sobrescrevê-lo. A maneira mais eficiente de formatar um iPad é conectá-lo a um computador via cabo e usar o iTunes para fazer isso (Finder se você tiver um Mac com macOS Catalina ou posterior).

Às vezes, basta reiniciá-lo

Se você tiver uma falha presente no iPad, é muito provável que seja o que leva à sua dúvida sobre restaurar ou não. Veremos esse assunto mais tarde, mas primeiro você deve saber que há momentos em que basta desligar e ligar o dispositivo novamente para que esses erros desapareçam. Sim, já sabemos que parece uma piada de computador, mas é verdade que reiniciar o iPad pode acabar com alguns erros se estiverem relacionados a processos em segundo plano que estão gerando algum tipo de erro. É claro que a formatação também matará esses processos travados, mas talvez seja uma solução muito tediosa para um problema que é resolvido automaticamente com a reinicialização.



desligue o ipad

Se você tiver grandes bugs no software

Se o que foi mencionado no ponto anterior não funcionar para você, é provável que você precise restaurar o dispositivo completamente para eliminar qualquer falha de software. Recomendamos fazê-lo com um computador e sempre sem carregar nenhum backup posteriormente, pois isso pode significar que os erros reapareçam se tiverem sido salvos com esse backup. De qualquer forma, você ainda pode ter alguns dados, mesmo se você os configurar como novos e estes são os que estão sincronizados com o iCloud (você pode vê-los em Configurações> seu nome> iCloud).

Se uma versão grande do iPadOS for lançada

Todos os anos é lançada uma nova versão do iPadOS com apenas um número no nome. Por exemplo iPadOS 13 ou iPadOS 14. As versões chamadas 14.1, 14.2 e outras são consideradas versões intermediárias. Essas outras que chamamos de versões grandes geralmente são as que envolvem mais mudanças no sistema, seja visualmente ou internamente, então é sempre mais provável que apareçam erros na hora de atualizar. Embora muitos desses bugs estejam presentes na própria versão e sejam corrigidos em futuras atualizações, uma forma de cobrir suas costas e evitar alguns deles é restaurar o dispositivo antes da atualização, o que pode ser feito com um computador clicando em Atualizar e Restaurar do iTunes (ou Finder em versões recentes do macOS). É sempre necessário fazê-lo? Não, como mencionamos em um dos primeiros pontos deste artigo, mas servirá como garantia de que falhas de software não serão causadas por seus dados.

iPadOS 14.0

Se a restauração não resolver seus problemas

Se você tentou resolver problemas restaurando seu iPad sem sucesso, o mais sensato é que você vá até a própria Apple e peça assistência técnica. Você pode até marcar uma consulta com o suporte técnico em uma Apple Store ou um Serviço Técnico Autorizado (SAT) para verificar in loco o que há de errado com seu dispositivo.