Centralize os acessórios do HomeKit em um alto-falante HomePod

A domótica apresenta-se como o futuro da tecnologia, pois tem a possibilidade de automatizar uma casa inteira. Existem muitos acessórios que funcionam com essa tecnologia da Apple, mas você precisa encontrar uma maneira de centralizá-los. Da empresa Cupertino, eles oferecem a possibilidade de ter o HomePod como um centro de acessórios de automação residencial e neste artigo contaremos tudo o que você precisa saber sobre isso.

Por que ter o HomePod como central do HomeKit

Quando você tem muitos acessórios em sua casa, você precisa ser capaz de controlá-los remotamente. Dessa forma, você pode criar automações e também conceder acesso a pessoas de confiança. Assim, quando um hóspede chega à sua casa, ele pode ter acesso a todos os seus produtos de automação residencial, se você quiser. Independentemente, cada um dos acessórios funciona perfeitamente e você pode controlá-los no próprio aplicativo Home no iOS, iPadOS ou macOS, mas eles não estão relacionados entre si.

É por isso que é interessante tê-los todos centralizados com hardware específico, como o próprio HomePod. Assim, todos os acessórios poderão 'comunicar-se entre si' e realizar as automatizações correspondentes que todos desejamos. Dessa forma, por exemplo, as funções dos sensores de movimento podem ser combinadas com as próprias lâmpadas, entre muitas outras automações que veremos.

HomePod

Requisitos necessários para a configuração

O fato de ter todos os produtos configurados com o HomePod exige uma série de considerações prévias. Os mais importantes são ter a autenticação de dois fatores habilitada no ID Apple vinculado, bem como nas Chaves do iCloud. Dessa forma, o sistema operacional garante que você é a pessoa que realmente tem acesso a todos os acessórios da casa, evitando que alguém totalmente fora da casa assuma o controle. Além disso, é claro, todos os acessórios devem estar vinculados ao aplicativo Home e está limitado apenas aos produtos HomeKit. Isso deixa o resto dos acessórios compatíveis com o Google Home ou Alexa fora da equação.

O HomePod, que será o dispositivo que você terá como central de acessórios, deve estar sempre conectado e ligado. Além disso, obviamente, ele deve estar conectado à rede WiFi onde o restante dos acessórios do HomeKit está conectado para que ele possa se comunicar com eles sem problemas.

Configuração do HomePod

Se todos os requisitos relacionados na seção anterior forem atendidos, a configuração será realizada automaticamente. Não é necessário realizar nenhuma etapa extra, pois o aplicativo Home, ao detectar o HomePod, o tornará o gerenciador do restante dos acessórios. Caso o HomePod não seja configurado automaticamente, você deve verificar o login do iCloud.

homepod

A mesma pessoa que configurou o HomePod deve ter configurado todos os acessórios compatíveis. Ou seja, você deve garantir que o HomePod e os acessórios estejam conectados com o mesmo ID Apple. Caso um deles não esteja conectado com o mesmo ID, é impossível que ele apareça no HomePod que você acabou de configurar. Se for esse o caso, você sempre pode redefinir os acessórios afetados e configurá-los novamente com uma conta comum do iCloud.

O problema é que no HomePod, como não possui tela, não será possível consultar o status dos acessórios. Isso é reservado para todos os outros dispositivos integrados à sua conta da Apple, como iPhone, iPad e até Apple TV.

Criando automações

Depois de ter todos os acessórios centralizados no HomePod, agora você pode usar as automações no aplicativo Home. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

• Abra o aplicativo Casa.
  • Role até a guia que você encontrará na parte inferior chamada 'Automações'.
  • Clique no ícone ‘+’.
  • Selecione o acessório que deseja automatizar e configure todos os parâmetros que deseja sincronizar entre eles.

automações apple acessórios

Nesse exato momento sua ação será registrada e começará a agir. É importante observar que as automações podem ser realizadas a partir de qualquer dispositivo e também existem três tipos diferentes:

• Automação em um horário específico: a ação específica será executada em um horário específico.
  • Automação dependendo de quem está em casa: os ambientes vão variar dependendo se alguém entra ou sai de casa.
  • De acordo com a ação do acessório: quando um acessório é ativado ou desativado, ele acionará uma série de ações em outros acessórios.

Desta forma, você pode ter sua casa o mais automatizada possível para que com um simples toque ou uma instrução de voz você possa realizar diferentes ações.