Por que o iPhone 12 vende mais que os anteriores?

Recentemente foi publicado um estudo da Counterpoint em que são analisados ​​os números de vendas do iPhone durante o primeiro trimestre de 2021, deixando dados interessantes em comparação com o iPhone 11 no mesmo período de 2020. Observando os resultados, verifica-se que os novos smartphones da Apple têm uma melhor taxa de adoção, o que é um fato com algumas nuances que vale a pena analisar como faremos neste artigo. O preço do iPhone é um dos mais importantes, mas também suas novidades ou a crise causada pela pandemia do COVID-19.

O que os números do estudo dizem sobre as vendas do iPhone?

Na parte inferior deste post, você pode encontrar um link para a fonte de dados para dar uma olhada mais de perto em seus números. Embora em linhas gerais, o que se mostra é que nos três primeiros meses de 2021 houve uma Aumento de 1% nas vendas do iPhone 12 em comparação com os números obtidos pelo iPhone 11 no mesmo período de 2020. Tudo isso levando em consideração apenas os telefones da Apple.

vendas de iphone de contraponto

O iPhone 12, em qualquer uma das suas gamas, conseguiu obter uma quota de mercado de 16% face ao iPhone 11, que ainda se encontra à venda, tal como o iPhone XR e o iPhone SE. Deve-se ter em mente que a Apple não oferece dados oficiais de vendas unitárias para seus smartphones há três anos, então certamente é complexo estimar as margens de erro nesse tipo de estudo.

Entrando em mais detalhes, o estudo também mostra uma certa preferência do público pelo iPhone 12 Pro Max em relação ao iPhone 12 Pro, ao contrário do ano passado, quando o iPhone 11 Pro estava acima do modelo 'Max'. Infelizmente, eles não oferecem dados específicos sobre o modelo 'mini', para o qual se estima uma baixa demanda em relação às previsões da Apple. Também deve ser dito que seria incomparável com outros anos, já que é a primeira vez que a Apple lança um iPhone 'mini' e, portanto, a comparação é iPhone 11 vs iPhone 12 + 12 mini.

Fatores determinantes para o crescimento das vendas

o fator de preço Não poderia ter sido decisivo nesta ocasião na avaliação dos números de vendas. Embora o iPhone 12 tenha subido 100 euros/dólares em relação ao seu antecessor, a verdade é que o iPhone 12 mini cobriu esse espaço de preço que o modelo de 2019 tinha. E se olharmos para a gama 'Pro', estes não alteraram o seu preço ( 1.159 e 1.259). Embora encontremos quedas de preços no iPhone XR e no iPhone SE a um preço arrasador, que apesar de tudo não manchou a pegada inicial desses telefones.

iPhone11

O que é estranho é o que está relacionado com o pandemia , uma vez que a crise global só começou em março de 2020 e então o trimestre já estava terminando, enquanto em 2021 já o tínhamos conosco, apesar de a recuperação econômica estar começando em muitos territórios. O que poderia ser uma razão convincente é a data de lançamento , já que o iPhone 11 estava no mercado desde setembro de 2019 e os de última geração foram lançados com 1 e 2 meses de atraso dependendo do modelo, então os números que eles obtiveram em janeiro, fevereiro e março responderiam mais ao que aconteceu com o iPhone 11 nos meses de novembro e dezembro de 2020.

Também algumas melhorias ao nível das especificações como é o caso do autonomia do iPhone 12 Pro Max Foi decisivo em muitos casos. Tenha em mente que em um nível geral não há grandes mudanças entre uma geração e outra, mas aspectos como a tela OLED nos modelos padrão ou as melhorias na câmera nos modelos 'Pro' podem ter sido decisivos em muitos casos.