Boas notícias, editores de vídeo: melhorias para o Final Cut Pro X



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

Falar de programas de edição de vídeo no mac está falando sobre o Final Cut Pro X, o software oficial da Apple oferecido aos profissionais deste setor. A empresa californiana costuma lançar atualizações importantes com alguma frequência e apesar de a última não ser a mais revolucionária, incorpora algumas novidades interessantes que todos os que estão familiarizados com este programa devem conhecer. Nós dizemos-lhe abaixo.



O que há de novo no Final Cut Pro 10.4.9

Se você já é usuário deste aplicativo de edição de vídeo, já tem a atualização 10.4.9 disponível desde ontem. gratuitamente na Mac App Store. Se você não é usuário dele e deseja baixá-lo, você terá que pagar € 329,99 . As principais novidades que podemos encontrar nesta ocasião são as seguintes.



conteúdo proxy

Como a Apple entende que cada vez mais usuários estão acessando a edição remota, eles adicionaram melhorias nos fluxos de trabalho com conteúdo proxy para que as bibliotecas acessadas possam ser mais portáteis e o processo de execução de tarefas remotas com arquivos grandes possa ser feito de forma muito mais ágil. Dessa forma, é possível criar conteúdo proxy em ProRes Proxy ou H.264 em escalas muito pequenas, como a forma de agregar conteúdo de mídia proxy em uma unidade externa ou de rede.



Aprimoramentos de compartilhamento social

Final CutPro X

A mídia social é fundamental para nossas vidas em 2020, então o Final Cut Pro também leva isso em consideração, adicionando aprimoramentos como detecção inteligente de clipes para facilitar o compartilhamento em nossas redes. Isso é feito através do Smart Conform, que converte o vídeo em horizontal, vertical ou outro formato que se adapta a plataformas como Instagram, Twitter ou Snapchat, para depois exportar o vídeo no Final Cut e poder compartilhá-lo facilmente através de suas redes sociais.

Maior fluidez e melhorias nos processos de trabalho

Melhorias significativas no fluxo de trabalho foram adicionadas com novas configurações de câmera ProRes RAW, como ISO, temperatura de cor ou mudança de exposição, que agora aparecem no inspetor. Você também poderá adicionar fades de áudio a clipes adjacentes em uma única etapa, além de poder usar um novo menu de contexto para fechar um projeto, limpar o histórico ou classificar clipes e projetos com base na data da última modificação. Melhorias de desempenho também são adicionadas graças a plug-ins compatíveis com RED RAW, Canon Cinema RAW Light. Até mesmo a transcodificação de vídeo 9K RED RAW para o ProRes 422 foi aprimorada, tornando-o duas vezes mais rápido em máquinas como o Mac Pr e até três vezes mais rápido no MacBook Pro.



Movimento e Compressor também são atualizados

Final CutPro X

O Motion agora oferece em sua versão 5.4.6 uma nova gama de possibilidades que permitirão criar efeitos e gráficos visualmente incríveis, além de permitir importar modelos 3D de terceiros e até escolhê-los de uma biblioteca integrada no formato USDZ que pode ser usado para títulos, geradores, efeitos e transições. Ele também inclui um novo filtro Stroke, uma ferramenta que delineia automaticamente um objeto ou texto usando seu canal alfa.

O Compressor 4.4.7 adiciona uma atualização que inclui efeitos de LUT personalizados com a capacidade de usar LUTs de câmera para converter conteúdo codificado em log em SDR ou HDR. Também melhora o desempenho geral dos processos. Note-se que tanto este como o anterior terão um preço de € 54,99 para novos usuários.

Claro, teremos que continuar esperando para ver um Final Cut adaptado ao iPad. Até então nos contentamos com os outros programas de edição de vídeo no iPadOS .