iPhone 11 Pro vs iPhone 12 Pro: semelhanças e diferenças entre os dois



ပြ Problems နာများကိုဖယ်ရှားရန်ကျွန်ုပ်တို့၏ကိရိယာကိုစမ်းကြည့်ပါ

iPhone 11 Pro ou iPhone 12 Pro? Qual é o melhor? Ambos os telefones têm exatamente um ano de diferença. Neste post analisamos os dois smartphones da Apple e quais são as suas diferenças e semelhanças, tanto a nível técnico como a nível totalmente funcional no dia-a-dia. Se você tem dúvidas sobre os dois iPhones, este post vai te ajudar a resolvê-los completamente e saber qual comprar.



Especificações que encontramos neles

Uma tabela de especificações não é decisiva em nenhum caso, pois no final são dados brutos que podem ser mais ou menos semelhantes com uma boa experiência. No entanto, acreditamos ser conveniente saber primeiro quais são as seções técnicas desses iPhone 11 Pro e iPhone 12 Pro.



iphone 11 pro e iphone 12 pro



CaracteristicasiPhone 11ProiPhone 12Pro
Cores-Prata
- Cinza Espacial
-Dourado
-verde noturno
-Prata
-Grafite
-Dourado
-Azul Pacífico
Dimensões-Altura: 14,4 cm
- Largura: 7,14cm
- Espessura: 0,81 cm
-Altura: 14,67cm
- Largura: 7,15cm
- Espessura: 0,74 cm
Peso188 gramas187 gramas
TelaSuper Retina XDR de 5,8 polegadas (OLED)Super Retina XDR de 6,1 polegadas (OLED)
Resolução2.436 x 1.125 pixels a 458 pixels por polegada2.532 x 1.170 pixels a 460 pixels por polegada
BrilhoBrilho máximo de 800 nits (típico) e 1.200 nits (HDR)Brilho máximo de 800 nits (típico) e 1.200 nits (HDR)
ProcessadorA13 Bionic com motor neural de terceira geraçãoA14 Bionic com motor neural de quarta geração
Memória interna-64 GB
-256 GB
-512 GB
-128 GB
-256 GB
-512 GB
caixas de somdois alto-falantes estéreodois alto-falantes estéreo
Autonomia-Reprodução de vídeo: 18 horas
-Streaming de vídeo: 11 horas
-Reprodução de áudio: 65 horas
-Reprodução de vídeo: 17 horas
-Streaming de vídeo: 11 horas
-Reprodução de áudio: 65 horas
Câmera frontalLente de 12 Mpx com abertura f/2.2Lente de 12 Mpx com abertura f/2.2
Câmera traseira-Grande angular: 12 Mpx com abertura f/1.8
-Ultra grande angular: 12 Mpx com abertura f/2.4
-Lente telefoto: 12 Mpx com abertura f/2
-Grande angular: 12 Mpx com abertura f/1.6
-Ultra grande angular: 12 Mpx com abertura f/2.4
-Lente telefoto: 12 Mpx com abertura f/2
-Sensor LiDAR
conectorRaioRaio
ID de rostoSimSim
ID de toqueNão façaNão faça

Aspectos a destacar sobre RAM e bateria

Você deve ter notado que não falamos sobre sua memória RAM e é que oficialmente este é um fato que não é conhecido. No entanto, foi possível saber quanta memória desse tipo ambos os telefones possuem graças às análises dos especialistas, que determinaram que eles têm 4 GB e 6 GB, respectivamente. A razão pela qual a Apple não confirma esses dados é que a empresa não dá tanta importância à quantidade de RAM quanto à eficiência geral do processador e isso é graças a isso e ao software projetado pela própria empresa, um desempenho semelhante é alcançado ou até superior a outros telefones que têm mais RAM.

A seção do bateria Também não é mencionado pelos mesmos motivos que os da RAM, mas também podem ser conhecidos não oficialmente. Curiosamente, o iPhone 12 Pro tem uma capacidade menor, 2.775 mAh, enquanto o 11 Pro tem 3.046 mAh. No entanto, analisaremos esse assunto com mais profundidade na seção de baterias deste artigo.

Principais diferenças

A nível geral, e antes de passar a destacar cada secção em detalhe, podemos encontrar estas principais diferenças que, pelo menos na nossa opinião, são as mais marcantes.



Tela

A tecnologia do painel é semelhante, já que ambos montam painéis OLED, tendo também brilho idêntico e resolução muito semelhante. No entanto, em termos de tamanho encontramos diferenças. Graças ao fator de forma do '12 Pro' vemos que este não é muito maior que o anterior, mas finalmente ter uma diagonal de 6,1 polegadas para o 5,8 do '11 Pro' é uma diferença notável.

Processador

Como é lógico e esperado em dois dispositivos de gerações diferentes, o chip que eles montam é diferente. Um A13 Bionic para o iPhone 11 Pro e um A14 com o mesmo sobrenome para o '12 Pro'. Analisaremos mais adiante se a real diferença é tão perceptível ou não, mas já antecipamos que no papel é considerado um avanço importante.

Memória interna

Basicamente, o iPhone 11 Pro tem capacidade de 64 GB que, apesar de ser suficiente para muitos, é apenas metade do que o '12 Pro' oferece com 128 GB. Claro, ambos têm configurações idênticas em versões mais avançadas com 256 e 512 GB como consequentes.

conectividade

Embora seja verdade que, como muitos pensavam, o iPhone 11 Pro já deveria ter uma conexão 5G, isso não aconteceu. Ignorando os detalhes do motivo que o impediu, a realidade é que o iPhone 12 Pro possui essa conectividade, portanto, diante da futura padronização 5G, é mais conveniente.

Autonomia

Apesar de surpreendente, o iPhone 11 Pro tem um desempenho melhor que o iPhone 12 Pro em termos de autonomia. E isso é visto no papel com os dados oferecidos pela Apple como na prática, como discutiremos mais adiante. Em grande parte, isso ocorre porque no final a capacidade da bateria do '11 Pro' é maior que a de seu antecessor.

câmeras

Apesar de ambos terem câmara tripla, a verdade é que as funções alcançadas com o '12 Pro' são mais avançadas, tendo, por exemplo, o formato ProRAW. Além disso, possui um sensor LiDAR que melhora os retratos e aumenta as funções de realidade aumentada, sendo este um sensor que seu antecessor não possui.

Tudo relacionado aos seus projetos

O design de um smartphone, embora não seja determinante, é um fator a ter em conta. E é que, além da estética, especificações como as de suas telas são sempre relevantes. Entre elas existem diferenças óbvias que acreditamos merecerem destaque, algo que faremos imediatamente nas próximas seções.

Aparência semelhante, mas com diferenças apreciáveis

Mesmo entalhe na frente, mesma estética traseira... Ambos os dispositivos podem parecer iguais à primeira vista, apesar de suas diferenças de tamanho e cores específicas de cada um. No entanto, eles têm um fator de forma diferente entre eles. O iPhone 11 Pro incorpora o mesmo design que a Apple vem integrando nas laterais de seus smartphones desde o iPhone 6, com um formato curvo que se encaixa muito bem na mão.

O iPhone 12 Pro, por sua vez, possui uma estética que, sem ser completamente nova, não víamos há anos e é que possui laterais planas com cantos curvos. Esse design, que lembra o iPhone 4, também fica evidente na parte frontal, deixando um telefone completamente plano em todas as suas bordas. Na parte traseira, por sua vez, incorpora um sensor LiDAR no módulo da câmera que também o diferencia visualmente.

iphone 11 pro e iphone 12 pro lados

Qualificar uma pessoa como melhor ou pior, mais bonita ou mais feia é, no final das contas, uma questão totalmente subjetiva. Todo mundo tem seus gostos e preferências, então não podemos aqui qualificar esses telefones além de descrever o que os une e os separa.

Qual é mais confortável de usar?

Houve uma mudança de tamanho entre as duas gerações e o iPhone 11 Pro tem tela de 5,8 polegadas e o iPhone 12 Pro tem tela de 6,1 polegadas. No entanto, para fins práticos, não encontramos realmente uma diferença muito notável entre eles, principalmente quando o peso é praticamente o mesmo.

O novo design de borda do 12 Pro faz com que pareça mais compacto. No nível de aderência, deve-se dizer que ambos se sentem muito bem na mão e são confortáveis ​​de usar com uma mão, mas obviamente existem diferenças. E é que o estilo das laterais do '12 Pro' o torna mais inseguro de usar ou pelo menos dá essa sensação.

Não é que o iPhone 12 Pro tenha uma aderência ruim, mas pode pregar peças. Há quem goste de carregar o telefone sem capa, mas em nossa experiência recomendamos que você o equipe com uma capa ergonômica que evite que escorregue ao segurá-lo na mão. Lembramos que consertar esses aparelhos não é barato, então pode te poupar algum susto.

mão iPhone 12 Pro

As telas são de muito boa qualidade.

Independentemente do tamanho de ambos, ambas as telas fazem jus ao sobrenome 'Pro'. É verdade que no iPhone 12 Pro talvez se esperasse alguma melhoria, como a taxa de atualização de 120 Hz que não foi finalmente implementada, mas com o que temos em ambos os casos, encontramos um painel OLED com recursos muito bons.

Ambos ficam muito bem em qualquer tipo de situação de luz e com um calibração de cores muito natural que, apesar de também ser algo subjetivo, geralmente oferece aos usuários uma experiência muito boa. O iPhone 12 Pro é melhor? A verdade é que tecnicamente sim porque sendo maior adota uma resolução melhor, mas visualmente é muito difícil encontrar a diferença.

tela do iphone 11 pro vs iphone 12 pro

O ponto interessante é o escudo cerâmico, um novo material de construção mais forte que adiciona o modelo mais recente. Não é que a tela agora seja indestrutível ou que não consiga arranhões ao longo do tempo, mas a resistência a arranhões aumentou. Se você costuma carregar o iPhone em bolsos ou mochilas com chaves e outros itens pontiagudos, pode ficar mais tranquilo com o iPhone 12 Pro, embora insistamos em enfatizar que, apesar de ser um bom material, não é resistente a tudo.

Tão longe quanto brilho está preocupado, devemos dizer que ambos parecem muito bons. No entanto, em condições de luz solar direta, é muito difícil ver a tela. Também não é um drama e esta é uma situação complicada para qualquer tela, mas não é menos verdade que existem outros tipos de painéis que funcionam melhor nessa circunstância.

Aspectos importantes no nível de hardware

Se olharmos para o interior desses dispositivos, que no final é o mais importante e determina a experiência do usuário, podemos encontrar destaques no nível dos componentes. Eles são decisivos? Nós o analisamos.

Diferenças de desempenho do iPhone 11 Pro e 12 Pro

A13 Bionic vs A14 Bionic, os dois últimos processadores da Apple e que incorporam esses telefones respectivamente. Neste ponto, poderíamos mostrar os benchmarks sempre interessantes desses telefones, mas para fins práticos é algo puramente anedótico. O chip do iPhone 12 Pro é mais avançado e a nível técnico há uma inovação significativa no número de operações que este chip é capaz de realizar. Porém no dia-a-dia a diferença é quase imperceptível .

Em ambos os terminais, os aplicativos são abertos em tempos muito bons, e tarefas pesadas podem ser executadas sem problemas. A diferença entre uma geração e outra só acabará sendo notada a longo prazo e é que o iPhone 12 Pro terá pelo menos mais 1 ano de atualizações de software para seu processador, mas o 11 Pro também não ficará obsoleto em breve. Espera-se que ambos continuem incorporando versões do iOS até pelo menos 2025 se seguirmos o rastro de atualizações que a empresa vem fornecendo aos seus telefones anteriores.

A13 Biônico e A14 Biônico

Mudança de memória notável do modelo base

Uma diferença mais do que notável entre os dois terminais é que o 12 Pro parte de uma capacidade de memória que é o dobro da oferecida pelo iPhone 11 Pro. Embora os 64 GB que o 11 Pro traz possam ser suficientes para usuários que possuem armazenamento em nuvem como o iCloud, a verdade é que os 128 GB do novo aparelho já pareciam necessários.

Onde não há variações é no intermediário 256 GB e na capacidade máxima de 512 GB, o que já deve ser suficiente mesmo para usuários pesados ​​de iPhone. E embora no final, independentemente da capacidade, o desempenho seja o mesmo, não deixa de ser um fator a ter em conta se pretende poupar dinheiro e apostar no modelo mais básico.

O 5G é perceptível no iPhone 12 Pro?

Aqui encontramos uma diferença notável e é que enquanto o iPhone 11 Pro atinge apenas conectividade 4G, o 12 Pro é capaz de se conectar a redes 5G. No entanto, há vários pontos a serem observados aqui. Em primeiro lugar, apenas os iPhones vendidos nos Estados Unidos possuem a antena mmWave que permite melhor 5G, enquanto no restante dos territórios não é adicionada e podemos ter o que é conhecido como 4G Plus ou 4G avançado. .

Consumo de bateria 5G

Em outras palavras, se você comprar o iPhone 12 Pro em qualquer país fora do território de origem da Apple, poderá ter uma conectividade melhor que o 4G, mas sem atingir as altas velocidades que o 5G real oferece. A isso devemos adicionar um fator externo não relacionado à Apple e é que as infraestruturas que existem atualmente para 5G ainda são escassas mesmo em algumas grandes cidades, portanto, no final, há momentos em que será mais rápido navegar com 4G do que com 5G . Resumindo, um iPhone 12 Pro tem melhor conectividade apesar das desvantagens do atual 5G, mas isso não deve ser um fator determinante na compra com base no que discutimos.

Câmeras do iPhone 11 Pro e iPhone 12 Pro

Ao nível da câmara, não é que exista uma diferença brutal entre os dois telefones, mas existem vários destaques entre eles que acreditamos que devem ser tidos em conta. Estas são as especificações específicas que encontramos para ambos os dispositivos.

especificaçõesiPhone 11ProiPhone 12Pro
fotos câmera frontal-Retina Flash (com tela)
-HDR inteligente
-Modo retrato
-Controle de profundidade
-Iluminação do retrato
-Retina Flash (com tela)
-Smart HDR 3
-Modo retrato
-Modo noturno
-Fusão Profunda
Câmera frontal de vídeos- Faixa dinâmica estendida para vídeo a 30 quadros por segundo
Estabilização de vídeo com qualidade de cinema em 4k, 1080p ou 720p
-Gravação de vídeo 4K a 24, 25, 30 ou 60 quadros por segundo
-Gravação de vídeo em 1080p a 25, 30 ou 60 quadros por segundo
Gravação em câmera lenta em 1080p a 120 quadros por segundo
- Vídeo QuickTake
- Faixa dinâmica estendida para vídeo a 30 quadros por segundo
Estabilização de vídeo com qualidade de cinema em 4K, 1080p ou 720p
-Gravação HDR com Dolby Vision até 30 quadros por segundo
-Gravação de vídeo 4K a 24, 25, 30 ou 60 quadros por segundo
-Gravação de vídeo em 1080p a 25, 30 ou 60 quadros por segundo
Gravação em câmera lenta em 1080p a 120 quadros por segundo
- Vídeo QuickTake
Fotos câmeras traseiras-Estabilização de imagem óptica dupla
-Aproximação de zoom: x2 (óptico) e x10 (digital)
-Afastar: x2 (óptico)
-Flash True Tone
-Modo retrato
-Iluminação do retrato
-Controle de profundidade
- HDR inteligente de 2ª geração
-Modo noturno
-Fusão Profunda
-Estabilização de imagem óptica dupla
-Aproximação de zoom: x2 (óptico) e x10 (digital)
-Afastar: x2 (óptico)
-Flash True Tone
-Modo retrato
-Iluminação do retrato
-Controle de profundidade
- HDR inteligente de 3ª geração
-Modo noturno
-Fusão Profunda
-Apple ProRAW
Vídeos câmeras traseiras-Gravação de vídeo 4K a 24, 25, 30 ou 60 quadros por segundo
-Gravação de vídeo em 1080p a 25, 30 ou 60 quadros por segundo
- Faixa dinâmica estendida para vídeo de até 60 quadros por segundo
-Estabilização Óptica de Imagem
-Zoom de aproximação: x2 (óptico) e x6 (digital)
-Afastar: x2 (óptico)
-Zoom de áudio
- Vídeo QuickTake
-Gravação em câmera lenta em 1080p a 120 ou 240 quadros por segundo
-Vídeo em time-lapse com estabilização
-Gravação estéreo
-Gravação de vídeo 4K a 24, 25, 30 ou 60 quadros por segundo
-Gravação de vídeo em 1080p a 25, 30 ou 60 quadros por segundo
-Vídeo em HDR com Dolby Vision até 60 quadros por segundo
- Faixa dinâmica estendida para vídeo de até 60 quadros por segundo
-Estabilização Óptica de Imagem
-Zoom de aproximação: x2 (óptico) e x6 (digital)
-Afastar: x2 (óptico)
-Zoom de áudio
- Vídeo QuickTake
-Gravação em câmera lenta em 1080p a 120 ou 240 quadros por segundo
-Vídeo em time-lapse com estabilização
- Lapso de tempo com modo noturno
-Gravação estéreo

No nível de resultados do dia Não encontramos grandes diferenças, exceto que a parte traseira do iPhone 12 Pro é capaz de detectar melhor as figuras no modo retrato graças ao sensor LiDAR, que serve precisamente para criar mapas tridimensionais e dos quais as câmeras se alimentam. Também o Deep Fusion na frente adicionado neste dispositivo é uma melhoria a ser levada em consideração. Lembramos que este é um sistema de processamento de imagem inteligente da Apple que pode capturar até 10 fotografias diferentes em questão de milésimos de segundo e compõe uma imagem com melhor resultado a nível visual, ampliando as texturas e outros elementos em detalhes.

No modo noturno , também disponível em vídeo para o iPhone 12 Pro, é onde encontramos maior diferença. As fotografias tiradas com a ultra grande angular e os retratos ganham muitos inteiros quando há pouca luz em comparação com o que o iPhone 11 Pro nos oferece. No entanto, não há diferenças muito grandes no resto dos níveis, sendo dois dispositivos muito equilibrados e com aqueles que obtêm grandes resultados.

IPHONE 12 PRO

Outros aspectos importantes

Além do que foi mencionado anteriormente, existem outros fatores dos dispositivos que acreditamos ser importante conhecer antes de tomar uma decisão de compra. Nós os discutimos nas seções a seguir.

O iPhone 12 Pro não vem com carregador?

Se entendermos como carregador o adaptador de carregamento que se conecta à corrente elétrica, não, o iPhone 12 Pro não possui carregador. S sem fones de ouvido com fio . Esta tem sido uma das questões mais controversas desde o seu lançamento e é que, alegando questões ambientais, a Apple não adicionou esses elementos ao seu iPhone e, de fato, também o removeu de outros telefones antigos que continua a comercializar.

Carregador de fones de ouvido iPhone 12

Não vamos discutir se é uma estratégia justificada ou não, mas no que diz respeito a você como usuário, você deve saber que terá que comprar um adaptador separadamente se não tiver um. O que encontramos na caixa é o tradicional cabo de carregamento Lightning para USB-C que já estava presente no iPhone 11 Pro.

Se a Apple continuasse a vender o iPhone 11 Pro, você também o encontraria sem adaptador de carregamento, mas como já é um telefone descontinuado, você pode comprá-lo como veio (com adaptador e fones de ouvido). Note-se que ainda está à venda em algumas lojas de terceiros, como a Amazon, onde vem com esses acessórios mencionados.

Várias curiosidades na bateria e autonomia

Nas indicações da Apple quanto à autonomia, observamos que ambos os terminais são praticamente idênticos, exceto que na reprodução de vídeo o 12 Pro tem ainda menos. E tudo isso com uma capacidade de bateria menor. Isso é possível? O que realmente acontece? Várias coisas devem ser levadas em consideração e é aqui que voltamos ao aspecto de integrar hardware e software próprios da Apple que garantem um bom desempenho ao terminal.

O iPhone 12 Pro possui um processador aprimorado que permitiu igualar seu antecessor mesmo com menos capacidade, embora com algumas mudanças notáveis ​​que não o tornam melhor: tela maior, conexão 5G, uso do sensor LiDAR... Em nossa experiência, Podemos dizer que ambos os telefones são efetivamente semelhantes em termos de autonomia e, de fato, atendem ao grau. Eles não atingem o nível do 'Pro Max', mas você pode perfeitamente passar um dia de uso intensivo com eles sem recorrer ao carregador e até ter uma porcentagem mais que aceitável no final.

Algo diferencial com o que o iPhone 12 Pro tem a seu favor é sua integração com o Tecnologia MagSafe , sendo um dos primeiros smartphones da Apple a ser compatível com uma tecnologia que tradicionalmente era encontrada nos MacBooks. O telefone possui um sistema de ímã que o torna compatível com bases de carregamento com essa tecnologia, magnetizando-se instantaneamente para elas e evitando desconexões indesejadas. Há também acessórios interessantes, como suportes para carros.

O iPhone 11 Pro também é compatível com acessórios MagSafe, mas não possui a empunhadura magnética porque não está preparado para isso e não possui ímãs suficientes. Além disso, o carregamento com esse tipo de carregador é mais lento nesses dispositivos, portanto, não vale a pena investir neles.

Imitação MagSafe

Precisamente em carga rápida Destes telefones também há aspectos a destacar. A Apple ainda está longe de oferecer os tempos recordes de outras marcas, mas em ambos os casos oferece 50% de carga em meia hora com adaptadores de 18 e 20 w respectivamente. De qualquer forma, deve-se dizer que esses tipos de cargas são recomendados em casos de emergência em que é necessário ter o iPhone com um nível ideal de bateria o mais rápido possível, pois a longo prazo isso faz com que a bateria se deteriore mais rapidamente .

Seus preços são comparáveis?

Se pegarmos apenas o preço inicial desses telefones, podemos ver que eles têm o mesmo valor , embora obviamente cada um no seu tempo. Com a saída do iPhone 12 Pro, foi o '11 Pro' que foi descontinuado. Mais tarde, com o '13 Pro', isso também desapareceu. Agora, isso do catálogo da Apple, já que você pode continuar comprando em outras lojas como a Amazônia.

Claro, vale a pena notar o avanço de um para o outro para que tenham o mesmo preço. A mudança de tamanho, a expansão do armazenamento básico ou a conectividade 5G pareciam motivos mais do que razoáveis ​​para o iPhone 12 pro ter um preço mais alto desde o início, embora isso não tenha acontecido. Seja como for, já que não existe mais um padrão definido pela Apple, aconselhamos que você seja quem observa os preços, pois eles podem variar de tempos em tempos.

iPhone 11Pro compre em Consultar iPhone 12Pro compre em Consultar

Deve-se notar que você também pode encontrá-los recondicionado tanto na Apple quanto em outras lojas. São opções a ter em conta pela poupança que representa em relação ao seu novo valor, mesmo tendo a possibilidade de ter um telemóvel praticamente novo e totalmente funcional devido ao número de testes que passa para garantir um bom desempenho. No entanto, eles não são dispositivos novos como tal e você deve levar isso em consideração, embora seja uma opção melhor do que os de segunda mão.

Conclusões finais da comparação

Neste ponto, é mais do que provável que, se você estivesse hesitando entre um ou outro, já tenha uma conclusão clara. No entanto, se você ainda tiver algum tipo de dúvida, tentaremos resolvê-lo nos colocando nas duas posições diferentes em que você provavelmente poderia se encontrar no momento. Dessa forma, você conhecerá nosso veredicto e recomendação sobre qual desses dois iPhones você deve escolher.

Vale a pena passar de um iPhone 11 Pro para um 12 Pro?

Certamente não, especialmente se você estiver satisfeito com seu dispositivo, ele funciona bem para você e você também não tem uma necessidade específica de querer uma tela um pouco maior ou um conjunto de câmeras aprimorado. É verdade que o iPhone 12 Pro é, em última análise, uma versão melhorada, mas não possui alterações tão relevantes a ponto de dar o salto geracional de um para outro. E é que continuamos acreditando que o iPhone 11 Pro ainda é um dispositivo tremendamente funcional e que continuará sendo por anos.

Se, por outro lado, você já está tendo problemas com seu iPhone 11 Pro e eles não têm uma solução fácil, talvez valha a pena considerá-lo. Embora você também deva saber que existe outras versões mais recentes como a família iPhone 13. Seja como for, valorize a possibilidade e se você tiver a possibilidade econômica de dar o salto, faça-o. No final das contas, não queremos desacreditar o iPhone 12 Pro e já garantimos que você terá uma excelente experiência de usuário com ele.

O que fazer se você não tiver nenhum

Se você tem um iPhone mais antigo ou até mesmo um telefone Android, qualquer um desses dispositivos pode fazer você se sentir bem usando a experiência. Agora, não tendo o 11 Pro, provavelmente é melhor você pular diretamente para o 12 Pro. Especialmente se houver algum motivo pelo qual o iPhone 13 não o convença. Acreditamos que a diferença de preço entre os dois não seja tão grande que você não deva considerar comprar o mais moderno.

Agora, se você encontrar uma boa oferta para o iPhone 11 Pro, também pode valer a pena suceder seu telefone atual. Seja como for, tome sua decisão com calma e sempre tendo em mente que são telefones muito recentes e com diferenças não muito abruptas entre eles, portanto, tomar uma ou outra decisão não será algo que você se arrependerá. Coloque em uma escala o que você considera mais importante e tome a decisão com base nisso.